Como Emagrecer Sem a Ditadura da Beleza



Há algum tempo a sociedade está convivendo com a ditadura da beleza imposta pela mídia, onde ter um corpo belo e magro é a referência para ser aceita na sociedade.


Existe nessa ditadura uma verdadeira valorização da estética. A cada dia surgem novos métodos e
técnicas que prometem deixar o corpo feminino perfeito.      
 
Dessa forma, diariamente assiste-se a uma grande luta de mulheres, em especial as adolescentes, para atingir a esse padrão de beleza. Nessa tentativa, elas fogem do emagrecimento saudável, que requer tempo e paciência, e buscam meios errados e perigosos, que prometem como resultado a obtenção do corpo perfeito, mas que na realidade causam transtornos físicos e psicológicos.

A obsessão pelo emagrecimento está deixando a sociedade doente, cheia de pessoas/jovens com anorexia, bulimia, solitárias, sem vontade de comer e viver. Então vale o questionamento: até que ponto vale a pena esse emagrecimento forçado, onde a beleza estética é colocada na frente da saúde? É preciso se libertar dessa escravidão da beleza e ficar livre para ser o que quiser e como quiser.

Não é errado ter um corpo escultural, afinal, as mulheres adoram se sentir bem e, porque não dizer, magras. O problema está na forma como elas buscam este corpo, que nem sempre é a correta.

.  É PRECISO DE FATO EMAGRECER?
A vontade de emagrecer não deve estar aliada aos padrões de beleza ditados pela mídia. As mulheres são donas dos seus corpos e não podem deixar influências exteriores ditar como elas devem ser. Antes de ser realizado algum procedimento no intuito de emagrecer, três questionamentos devem ser analisados: o motivo pelo qual se quer emagrecer, o que se pretende com essa mudança e se há infelicidade com o corpo atual.

Se depois dessas análises ainda houver a real necessidade de perder peso, deve-se fazer isso de forma consciente e correta e não por intermédio de métodos milagrosos, que somente trazem consequências negativas ao corpo. Antes de começar o processo de emagrecimento é preciso saber qual é o seu peso ideal, e isso têm a ver com a sua altura e a sua idade.

.  COMO EMAGRECER DE FORMA CORRETA
Como já dá para se ter noção, o processo de emagrecimento não é simples e nem tão pouco rápido, ele requer paciência e persistência. Para emagrecer de forma correta, saudável e duradoura o ideal é perder até 1kg por semana, o que por mês dá uma faixa de no máximo 4 kg. O importante nesse caso é aliar dieta e exercício físico.

Segue abaixo algumas dicas de como emagrecer de forma saudável e duradoura.

      Auxílio de especialista – para quem tem o sonho de emagrecer procurar um especialista é o primeiro passo. Ele irá realizar exames clínicos para saber como anda a saúde e que métodos podem ser utilizados. A partir daí tem-se a consciência de quanto se precisa emagrecer e se realmente é preciso.
      Reeducação alimentar – A maneira mais eficaz para se emagrecer é fazendo uma reeducação alimentar, pois dessa forma não se corre o risco de engordar novamente. Esta prática consiste em comer alimentos saudáveis e na quantidade certa. Beber dois litros de agua por dia e comer de três em três horas fazem parte desse processo.
      Realizar exercício físico diariamente – essa prática é uma grande aliada da redução de peso, deve ser praticada constantemente ao menos uma hora por dia.
Conhecer o metabolismo do seu corpo e, principalmente, controlar a ansiedade – nesse processo é necessário ter paciência, afinal o emagrecimento deve ser em longo prazo para se evitar o efeito sanfona, que é quando o corpo engorda e emagrece diversas vezes. Este é um problema que atormenta um número enorme de pessoas e acontece geralmente depois de se ter praticado dietas sem nenhum poder nutritivo.

Em geral o nosso organismo leva mais de um ano para alcançar o peso ideal. Como se vê emagrecer de forma saudável é realmente difícil e requer persistência, mas quando o objetivo é atingido sente-se grande satisfação, afinal todo o processo de emagrecimento foi feito de forma correta e houve uma verdadeira necessidade de perder peso.

A ditadura da beleza pode ser prejudicial para vida das mulheres. Optar pelo emagrecimento saudável é o ideal para se conquistar resultados felizes e duradouros. A perda de peso só deve acontecer se realmente houver a necessidade, ou seja, se a pessoa não tiver se sentindo bem com o seu corpo.

Caso contrário, deve haver a libertação desses paradigmas da beleza, os quais pregam uma perfeição que não existe e causam muitos problemas, principalmente relacionados à saúde. Querer atingir a um padrão de perfeição trás inúmeros sofrimentos, pois os indivíduos ficam reféns de algo que não faz bem e que exclui e discrimina.

Portanto, o bom da vida é ser livre. Sabe-se que não é correto fazer apologia à gordura. Ela em excesso faz mal, mas realizar o emagrecimento de forma responsável é o que se deve manter em destaque.